Nos últimos dias, o Brasil vem sofrendo com o número crescente de queimadas, principalmente no estado de São Paulo. Sendo assim, é de extrema importância fornecer orientações sobre como proteger a saúde respiratória da população.
![](https://static.wixstatic.com/media/9edbac_f1b746c85be04f4d9212c47ea021b863~mv2.jpg/v1/fill/w_630,h_315,al_c,q_80,enc_auto/9edbac_f1b746c85be04f4d9212c47ea021b863~mv2.jpg)
Devido à piora da qualidade do ar e ao impacto direto nos pulmões, principalmente nas pessoas que já sofrem de alguma doença respiratória prévia, torna-se necessário que as sociedades médicas forneçam informações e esclarecimentos para minimizar possíveis complicações.
Dessa forma, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia através Dr. Ubiratan de Paula Santos, Membro da Comissão de Doenças Ocupacionais e Ambientais da SBPT. Traz algumas recomendações:
" 1 - Pacientes com asma, DPOC e rinite alérgica, manter o tratamento regular com sua medicação inalatória (bombinhas).
2 - Se você não usa sempre, passe a usar regularmente neste momento o tratamento para asma ou rinite antes dos sintomas se agravarem.
3 - Obter medicação usada em exacerbação do passado e usar o mais cedo possível caso iniciem sintomas respiratórios.
4 - Evitar exposição se possível. Não saia de sua casa se não precisar.
5 - Se precisar sair de casa, use máscara, se possível N95.
6 - Evite locais com grande concentração de fumaça, a fumaça é tóxica e pode causar problemas respiratórios imediatamente.
7 - Quem tiver contato direto próximo a áreas de queimada, se apresentar sintomas respiratórios como falta de ar, chiado no peito, tonturas, dor de cabeça, procurar atendimento.
8 - Beba água, a hidratação é muito importante para a via aérea! Atenção com crianças e idosos pelo maior risco de desidratação.
9 - Se possível, lave o nariz e olhos com soro fisiológico.
10 - Umidificadores podem ser usados, mas precisam ser limpos diariamente para não ter mofo. Use toalhas molhadas e bacias com água caso não tenha umidificador. Não saia para comprar.
11 - Suspenda a prática de atividade física ao ar livre nos próximos dias."
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando dificuldades respiratórias, não hesite em procurar ajuda especializada. Visite o site do Dr. Gabriel Domingues, pneumologista, e agende uma consulta. O cuidado adequado pode fazer toda a diferença na sua recuperação e na manutenção de uma vida saudável.
Comentarios